segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Intriga em Paris

Título
: Intriga em Paris

Título Original: Assignment – Paris!

Direção: Robert Parrish

Elenco: Dana Andrews as Jimmy Race, Märta Torén as Jeanne Moray, George Sanders as Nicholas Strang, Audrey Totter as Sandy Tate, Sandro Giglio as Gabor Czeki /Grisha, Donald Randolph as Anton Borvich, Herbert Berghof as Prime Minister Andreas Ordy, Ben Astar as Minister of Justice Vajos, Willis Bouchey as Biddle - Editor, Earl Lee as Dad Pelham, Pál Jávor as Laslo Boros

Sinopse: Jimmy Race (Dana Andrews), um ambicioso repórter do “New York Herald Tribune” em Paris,  é enviado por Nicholas Strang (George Sanders), editor do jornal, para a “Cortina de Ferro”,    em Budapeste, para substituir Baker (Joseph Forte), o correspondente local, que se encontra internado em  um hospital. Em Budapeste, Jimmy se envolve em um intrigante enredo envolvendo o Primeiro-ministro Andreas Ordy (Herbert Berghof), sendo acusado de espionagem. Um excelente filme Noir sobre os tempos da Guerra Fria, repleto de intrigas.

Ano: 1952 / País: EUA, França, Itália / Duração: 85 minutos / Gênero: Drama, Film-Noir, Thrille

&&&

Em 19 de fevereiro de 1957, a atriz Märta Torén morreu de hemorragia cerebral, aos 31 anos de idade. Ela se sentiu mal 48 horas após apresentar uma peça teatral, em Estocolmo,  na Suécia. Uma morte prematura de uma das lindas e promissoras atrizes da época.

Phil Karlson era o diretor original, mas foi demitido durante as filmagens.

Filmado em Paris e Budapeste.

O enredo do filme é muito bom, sendo incomum entre os filmes feitos durante a Guerra Fria. Incomum porque é sobre a imprensa e sua cobertura nos países da “Cortina de Ferro”, mostrando como os países comunistas tentavam controlar a imprensa.

A Guerra Fria e os lugares são muito reais, apesar do enredo ser fictício,  envolvendo três países - Hungria, Iugoslávia e Rússia. É interessante notar que a Hungria era membro das nações do Eixo na Segunda Guerra Mundial, mas a Iugoslávia era uma nação Aliada.

O filme tem muitos diálogos espirituosos como , por exemplo, quando Sandy (Audrey Totter), diz a um barman: "Por favor, Henry, um bom barman deixa a cliente chorar em sua cerveja".

Também é importante ressaltar o jornal do filme, o “New York Herald Tribune”. O jornal publicou sua edição parisiense - ou europeia -  por cerca de quatro décadas, em meados do século XX. O "Trib", como era chamado,  ganhou vários prêmios Pulitzer, sendo considerado o jornal de língua inglesa mais conceituado de sua época e o mais lido nos EUA, bem como na Europa Ocidental e na Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário